quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Campeão mundial de MTB no mundial Sub-23


O mountain biker sul-africano Burry Stander , campeão mundial Sub-23 será um dos reforços para a equipe da Africa do Sul no mundial de ciclismo 2009 . Stander foi convocado por Brent Copeland , que também é diretor esportivo da Lampre , para fazer parte da equipe que disputará a prova na categoria sub-23 . Copeland elogiou o promissor atleta sul-africano e disse que o circuito de Mendrisio favorece as caracteristicas de Stander , restando apenas ao mesmo se adequar à distância da prova .

Copeland diz que Itália , França e Alemanha estarão com equipes fortes , mas espera que seus atletas fiquem na frente durante a corrida , pois quer prepará-los para futuramente entrarem em equipes ProTour .

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Mundial de Mendrisio - Prévias


O mundial de ciclismo 2009 se aproxima e dentre os ciclistas que duelarão em Mendrisio ( cidade situada no cantão italiano na Suiça ) , o italiano Damiano Cunego é apontado como o favorito . o circuito deste ano é curto mas muito duro , caracterísicas que atendem as qualidades de Cunego .

Em 2008 em Varese a esquadra italiana colocou Damiano Cunego , David Rebellin e Alessandro Ballan numa escapada , e Ballan sagrou-se campeão lançando um ataque a 3 km do final com a ajuda de Cunego que ficou marcando os adversários .
Este ano o circuito será menor e mais ingreme , e haverá duas subidas a Acqua Fresca e o Novazzano que acabrá a 2,5 Km do final e pode ser de oportunidade para quem tentar uma fuga .
O espanhol Alejandro Valverde e o luxemburguês Andy Schleck são nomes que também entram no hall dos favoritos . Valverde busca conquistar o ouro em mundiais , já que esteve no pódio em três ocasiões e para isto irá contar com o apoio da única equipe que tem um elenco como a italiana .
Sem uma grande equipe Andy Schleck , que veio de uma grande temporada com vitórias nas clássicas de primavera e perdeu a companhia de seu irmão Frank Schleck devido a uma lesão no joelho , Andy Schleck terá a ajuda de Kim Kirchen para neutraliazr as tentativas de fugas durante a prova .

O australiano Simon Gerrans , o basco Samuel Sánchez e o Belga Philippe Gilbert também são possiveis vencedores . Gilbert terá o apoio da equipe belga , que sempre é uma poderosa equipe .
Sanchez se preparou bem para o mundial , assim como o fez para sua conquista olímpica em Pequim ano passado . o ciclista basco será o co-capitão da equipe espanhola , e pode ser uma opção para a vitória .
Simon Gerrans demostrou sua força este ano vencendo etapas no Giro d'Italia , Vuelta a Espanha e GP Ouest-Plouay .

Alessandro Ballan e Filippo Pozzato (Itália) , Cadel Evans (Austrália) , Sylvain Chavanel (França) , Fabian Cancellara (Suiça) , Alexandr Kolobnev (Rússia) e Edvald Boasson Hagen ( Noruega ) correm por fora na disputa .

Alessandro Ballan atual campeão mundial e vencedor do Tour de Flandes 2007 e Filippo Pozzato campeão da Milan-San remo 2006 são capazes de vencer o mundial . suas presenças reforçam as chances de Cunego , mas também oferecem uma ótima oportunidade para os italianos em caso de Cunego ficar de fora da briga .
Evans irá trabalhar para Simon Gerrans , mas pode surpreender nas escapadas . o australiano , ex-mountain biker mora na Itália proximo a Mendrisio ( Suiça ) e conhece bem o percurso da disputa .
Fabian Cancellara disse que seu objetivo é conquistar seu primeiro mundial de estrada , ele está mais interessado neste título do que a conquista do seu terceiro título mundial de contra-relógio .

A grandes equipes irão acompanhar as movimentações do agil russo Kolobnev . França irá guardar Sylvain Chavannel para o final , trabalhando com seu capitão Pierrick Fédrigo . Edvald Boasson Hagen , vencedor da Gent-Wevelgem e de três etapas do Tour of Britain este mês poderá se tornar o primeiro campeão mundial da Noruega caso mantenha sua forma para Mendrisio .

Oscar Freire ( Espanha ) três vezes campeão mundial e morador das proximidades na Suiça , JoaquimRodriguez ( Epanha ) , Fabian Wegmann ( Aemanha ) , David Millar ( Grã-Bretanha ) e David Moncoutié ( França ) são outros corredores a se observar também .
O brasileiro Murilo Fischer terá como companheiros na prova os ciclistas Magno Prado e Thiago Fiorilli . Murilo tentará um lugar ao pódio , melhorando sua colocação em mundiais que foi um quinto lugar em 2005 na cidade de Madri na Espanha .






Renovação na Rabobank


os ciclistas Juan Manuel Gárate e Dmitry Kozontchouk estenderam seus contratos com a equipe neerlândesa Rabobank por mais um ano .

O contrato de Gárate, 33 anos , acabaria no final de 2010 e agora expirará em 2011 . o ciclista espanhol foi o vencedor da etapa rainha do Tour de France 2009 no Mount Ventoux . já o contrato do russo Kozontchouk , de 25 anos , acabaria este ano e foi extendido até o final de 2010 .

Nissan MTB World Cup final's


Aconteceu a ultima etapa da Nissan World Cup de MTB 2009 na cidade de Schladming, Austria .
No downhill masculino o vencedor da etapa foi Sam Hill (Monster Energy / Specialized / Mad Catz) seguido de Samuel Blenkinsop ( Yeti Fox Shox Factory Race Team ) e Greg Minnaar ( Santa Cruz Syndicate ) . no ranking final o vencedor foi Greg Minnaar ( Santa Cruz Syndicate ) .

No downhill feminino a vencedora da etapa foi a britãnica Tracy Moseley ( Trek World Racing ) seguida pelas francesas Floriane Pugin ( Iron Horse-Kenda-Playbiker ) e Celine Gros (Morzine-Avoriaz 74 ) . no ranking geral a francesa Sabrina Jonnier ( Team Maxxis-Rocky Mountain Bicycles) levou o titulo geral .

Já nas disputas do Four-Cross o australiano Jared Graves ( Yeti Fox Shox Factory Race Team ) coquistou a etapa sendo seguido de Romain Saladini (Team Sunn ) e Johannes Fischbach ( Ghost A.T.G. Pro Team ) . Graves também conquistou o título na geral .
No feminino a neerlândesa Anneke Beerten ( Suspension Center ) conquistou a etapa e também o título .

Jakob Fuglsang satisfeito com estréia em grande volta


O ciclista dinamarquês Jakob Fuglsang (Saxo Bank) ficou satisfeito com seu desempenho na estréia em uma grande volta . embora na Vuelta a Espanha o ex-mountain biker não conseguiu repetiu seu desempenho como na Volta a Catalunha e Dauphiné Libéré , o ciclista esta feliz por sua participação .

"Estou feliz , foi bem feito . Eu acho que não posso ficar desapontado com minha turnê ", disse o dinamarquês .
"Três vezes eu estava em uma fuga , e nas três vezes tive a possibilidade de vencer uma etapa . Não consegui mas estou realmente feliz com isso . " diz o dinamarquês que conquistou duas vezes o segundo lugar no pódio e uma vez o terceito lugar .
Jakob afirmou que uma volta de 3 semanas exije muito de um ciclista e ficou feliz por terminar a competição , mesmo já tendo em vista a participação no campeobato mundial de ciclismo que ocorrerá no próximo fim de semana em Mendrisio na Suiça . Fulgsang será um dos capitães do time dinamarquês junto com Matti Bresche ( Saxo Bank ) .

O dinamarquês de 24 anos é tido como um dos ciclistas jovens mais promissores para o futuro e ostenta os titulos da Volta da Dinamarca e do Tour da Eslovênia nesta temporada .
Jakob Fulgsang é um ciclista originário do mountain bike , modalidade que ele conquistou o titulo mundial Sub-23 em 2007 em Fort William , na Escócia .
ele também participou da etapa brasileira Copa do Mundo de MTB em 2005 na cidade de Balneário Camboriu , na ocasião o ciclista foi o vencedor na Sub-23 .


domingo, 20 de setembro de 2009

Contador & Valverde



Dois dos principais nomes do ciclismo mundial Alberto Contador ( Astana ) e Alejandro Valverde ( Caisse d'Epargne ) , poderiam fazer parte da mesma equipe e co-existir em harmonia dentro da mesma em 2010 , é oque diz o diretor esportivo da equipe espanhola Caisse d'Epargne , Alfonso Galilea .


" Os dois são amigos e tem falado um com o outro . se estivessem na mesma equipe haveria uma série de corridas na temporada para eles " diz Galilea e completa " Alejandro seria um parceiro muito bom para Alberto em algumas corridas , assim como Alberto seria para Alejandro em outras . mas a primeira pergunta é o que vai acontecer com o contrato de Alberto com a Astana ?


" Temos falado com ele , assim como outros muitos times . o principal problema é que Alberto tem um contrato com a Astana " refere-se o diretor ao contrato que o vencedor do Tour de France 2009 tem com a equipe cazaque e que gira em torno da renovação da licensa Pro Tour para a Astana . Contador não quer correr o risco de ficar fora do Tour 2010 e por isso começa buscar alternativas para a próxima temporada caso seja negado a licensa para seu time .


Fora isto , Valverde espera um veredicto sobre sua apelação junto ao Comite Olímpico Italiano referente a uma punição de 2 anos com proibição de participação em corridas na Itália .

Outra espera sobre o futuro de Valverde é a pressão da UCI e da Agência Mundial Anti-doping ( WADA ) sobre a Real Federação Espanhola de Ciclismo ( RFEC ) para abertura de processo disciplinar contra o espanhol por causa de sua ligação na Operacion Puerto .

Tour of Britain 2009


O ciclista norueguês Edvald Boasson Hagen (Columbia-HTC) de 22 anos conquistou o Tour of Britain 2009 , a competição composta por 8 etapas e Hagen conquistou o titulo na classificação geral na mesma , agora o norueguês focará o campeonato mundial que será disputado no próximo final de semana em Mendrisio na Suiça . Hagen competirá na prova no contra-relógio e na prova de estrada .

Hagen será um dos destaques para a próxima temporada da equipe inglesa Sky que debutará no cenário ProTour em 2010 .

Ciclista atropelado na Itália



pensam que apenas no Brasil há motoristas imprudentes e desatentos ?

O ciclista britânico Jonathan Bellis (Saxo Bank) foi atropelado por uma scooter na cidade italiana de Quarrata ao norte de Firenze . o ciclista ficou com várias fraturas e a policia está determinando a causa do acidente .

Jonathan Bellis estava na ciadade italiana , onde mora o também britânico Mark Cavendish ( Columbia-HTC ) , para a preparação e seleção dos atletas Sub-23 que participarão do campeonato mundial de ciclismo que será realizado no próximo sabado na cidade suiça de Mendrisio .

Cyclo-Cross 2009/2010


Começou a temporada de Cyclo-Cross , esporte que no Brasil " não " existe mas que na Europa é uma modalidade bastante difundida na epóca do inverno . na Bélgica e Paises Baixos o esporte é uma verdadeira religião , com parques tranformados em circuitos para as provas , oque leva multidões de espectadores para essas provas . vários pilotos de mountain bike sempre fazem uma pontinha nas provas e vice-versa também .


Hoje foi realizado o GP Neerpelt Wisseltrofee Eric Vanderaerden , e o vencedor foi o belga Niels Albert ( BKCP - Powerplus ) atual campeão mundial , o belga promete ser o papa-titulos do circuitos nas próximas temporadas , substituindo Sven Nijs ( Landbouwkrediet-Colnago ) , que é seu padrinho , aliás Albert foi aluno de Sven Nijs na escolinha que Nijs tem na cidade natal dos dois nos confins da Bélgica .


Resultados :



1 Niels Albert (Bel) BKCP - Powerplus 1:00:03

2 Zdenek Štybar (Cze) Fidea Cycling Team 0:00:34

3 Klaas Vantornout (Bel) Sunweb-Projob 0:00:59

4 Radomír Šimunek Ml (Cze) BKCP - Power Plus 0:01:08

5 Sven Vanthourenhout (Bel) Sunweb-Projob 0:01:09

Vuelta a España 2009 Stage - etapa #21 Rivas - Madrid 110.2km



O ciclista alemão André Greipel (Columbia-HTC) conquistou a ultima etapa da Veulta a España 2009 , a etapa tinha como percurso 110.2 Km e terminou com 7 voltas em um circuito de 6 km na capital espanhola , Madri .

André " Monkey " Greipel conquistou assim a quarta vitória em sprints durante a competição . Na Classificação geral o espanhol Alejandro Valverde ( Caisse d'Epargne ) ratificou a vitória e levou o titulo para casa , o basco Samuel Sanchez e o australiano Cadel Evans ( Silence-Lotto ) completaram o pódio .

sábado, 19 de setembro de 2009

Vuelta a España 2009 - 20° etapa - Toledo -TT 26 Km

O ciclista britânico ( na verdade nascido na ilha meditêrranea de Malta ) David Millar ( Garmim - Slipstream ) conquistou a vitória na 20° etapa da Vuelta de Espanha 2009 . a etapa foi um crontra-relógio de 26 Km em Toledo , cidade tombada pelo Patrimonio Histórico da Humanidade pela UNESCO , Millar fez o percurso com o tempo de 35 min. e 53 seg. seguido do espanhol Samuel Sanchez ( Euskaltel- Euskadi ) e do australiano Cadel Evans ( Silence-Lotto ) .

Millar é um ex-condenado pelo uso de doping , em 2003 ele testou positivo para EPO ( a vitamina no ciclismo .. .e agora do atletismo ) durante a Vuelta a Espanha , posteriormente ele confessou o uso de EPO durante 2001 e 2003 , ano que ganhou o campeonato mundial de contra-relógio .
O ciclista britânico estava confiante que hoje ganharia a etapa e não deixou passar em branco . o contra-relógio deste sábado fez mudanças na classificação geral , o italiano Ivan Basso ( Liquígas ) perdeu o terceiro posto para Cadel Evans , e Robert Gesink ( Babobank ) caiu para sexto perdendo oquinto lugar para o polivalente Ezequiel Mosquera ( Xacobeo Galicia ) .

Já na liderança o murciano Alejandro Valverde ( Caisse d'Epargne ) entrará amanhã em Madri vestindo a camisa D'Oro , que representa o lider na classificação geral .

Classificação da 20° etapa :

1 David Millar (GBr) Garmin-Slipstream 0:35:53
2 Samuel Sánchez (Spa) Euskaltel-Euskadi a 0:00:05
3 Cadel Evans (Aus) Silence-Lotto 0:00:09
4 Gustavo César Veloso (Spa) Xacobeo Galicia 0:00:20
5 Roman Kreuziger (Cze) Liquigas 0:00:30
6 Philippe Gilbert (Bel) Silence-Lotto 0:00:34
7 Alejandro Valverde (Spa) Caisse d'Epargne 0:00:36

Classificação geral :
1Alejandro Valverde (Spa) Caisse d'Epargne 84:10:32
2 Samuel Sánchez (Spa) Euskaltel-Euskadi 0:00:55
3 Cadel Evans (Aus) Silence-Lotto 0:01:32
4 Ivan Basso (Ita) Liquigas 0:02:12
5 Ezequiel Mosquera (Spa) Xacobeo Galicia 0:04:27

Nissan World Cup Mountain Bike 2009 - #8 Schladming, Austria 17-19 setembro


Aconteceu neste final de semana a última etapa da Nissan Copa do Mundo de mountain bike 2009 , a etapa de Schladming , na Aústria marca o final da temporada 2009 da Copa do Mundo de MTB .
No cross-country feminino a vencedora foi a aústriaca
Elisabeth Osl ( Central Ghost Pro Team ) .
A aústriaca conquistou a vitória em sua cidade natal com uma pilotagem de técnica e força , não dando chances as rivais Lene Byberg ( Specialized Factory Racing ) e Catharine Pendrel ( Luna Pro Team ) que apenas lutaram pela segunda posição .

Elisabeth Osl é apontada como a grande sensação da temporada e uma das competidoras mais promissoras do atual cenário do mountain bike internacional . A aústriaca de 19 anos também conquistou o titulo geral da WC , somando 1440 pontos , contra 1325 pontos da norueguesa Lene Byberg e 1135 pontos da canadense Catharine Pendrel .

Já na disputa masculina o espanhol José " Tonio " Hermida Ramos ( Multivan Merida Biking Team ) conquistou a vitória , chegando a frente de seu compatriota Ruben Ruzafa ( Orbea ) e do suiço Mathias Flückiger ( Trek World Racing ) , Nino Schurter ( Scott-Swisspower MTB-Racing ) atual campeão mundial e o promissor francês Alexis Vuillermoz ( Lapierre International ) completaram o pódio na etapa aústriaca .

na classificão geral masculina da WC o francês Julien Absalon ( Orbea ) se deu ao luxo de descansar em casa neste fim de semana pois já havia conquistado o titulo geral com uma etapa de antecedência .



Final World Cup standings Elite men's

1 Julien Absalon (Fra) Orbea 1572 pts
2 José Antonio Hermida Ramos (Esp) Multivan Merida Biking Team 1190
3 Burry Stander * (RSA) Specialized Factory Racing 1166
4 Ralph Naef (Sui) Multivan Merida Biking Team 970
5 Nino Schurter (Sui) Scott-Swisspower MTB-Racing 859
6 Wolfram Kurschat (Ger) Topeak Ergon Racing Team 796
7 Lukas Flückiger (Sui) Trek World Racing 794


Final World Cup standings Elite women's

1 Elisabeth Osl (Aut) Central Ghost Pro Team 1440
2 Lene Byberg (Nor) Specialized Factory Racing 1325
3 Catharine Pendrel (Can) Luna Pro Team 1135
4 Irina Kalentieva (Rus) Topeak Ergon Racing Team 1070
5 Margarita Fullana Riera (Esp) Massi 912















sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Vuelta a España 2009


O ciclista cantabriano Juan José Cobo " O Bisonte de la Pesa " conquistou a 19° etapa da Vuelta de Espanha 2009 , etapa que liga , Avila - La Granja/Real Fábrica de Cristales , a etapa constituida de 174 quilometros de distância e contou com algumas montanhas no seu percurso que acabaram fazendo com um grupo com que alguns ciclistas chegassem escapados a meta . JJ Cobo estava entre os escapados e aproveitou a chance de conquistar a primeira vitória para seu time a Fuji-Servetto . Cobo atacou faltando 2 quilometros para o final da etapa de forma que nem olhar para trás o fez , no final o camisa d'oro ( lider na classificação geral ) Alejandro Valverde ( Caisse D'Epargne ) parabenizou Cobo pelo seu triunfo . Cobo tem em seu curriculo a vitória na geral da Vuetla a Pais Vasco em 2007 e este ano ganhou uma etapa da Vuelta a Castilla y León .
Na classificação geral o ciclista murciano Alejandro Valverde ( Caisse D'Epargne ) segue firme rumo a conquista do seu primeiro triunfo em uma grande volta .
A etapa de hoje teve o neerlandes ( holandes ) Robert Gesink ( rabobank ) perdendo grande soma de tempo devido a fuga dos seus princiapis rivais na classificação geral e assim caindo para o quinto posto na geral .
Classificação :
1 Alejandro Valverde (Spa) Caisse d'Epargne 83:34:03
2 Samuel Sánchez (Spa) Euskaltel-Euskadi 0:01:26
3 Ivan Basso (Ita) Liquigas 0:01:45
4 Cadel Evans (Aus) Silence-Lotto 0:01:59
5 Ezequiel Mosquera (Spa) Xacobeo Galicia 0:02:11
6 Robert Gesink (Ned) Rabobank 0:05:30
7 Paolo Tiralongo (Ita) Lampre-NGC 0:06:49